domingo, 15 de novembro de 2009

TRIBUNAL POPULAR DO JUDICIÁRIO EM SANTA LUZIA


O Tribunal Popular do Judiciário, em Santa Luzia, organizado pela Paróquia Santa Luzia, Pastoral da Educação, Pastoral Fé e Política, Comitê 9840 e OCCIS receberam a caravana da Cáritas Brasileira idealizadora da iniciativa. O evento teve início às 15h do dia 05 de novembro de 2009, no Centro de Formação da Paróquia Santa Luzia e ganhou uma dimensão além da expectativa, quanto ao número de participantes.

O evento foi marcado pela emoção, quer seja pelas pessoas que, pela primeira vez, tiveram a oportunidade de serem ouvidas ou pelas que viveram situação de perseguição. Muitos depoimentos foram interrompidos por emoções e lágrimas. As pessoas que compuseram a mesa e as que lotaram o auditório não resistiram às comoventes narrações e foram às lágrimas também.


O Tribunal Popular do Judiciário discutiu, problematizou e recebeu denúncias da má atuação do poder judiciário maranhense na Comarca de Santa Luzia.

Cerca de 500 cidadãos e cidadãs participaram e denunciaram os abusos, omissões e o desrespeito do Judiciário, o qual não está cumprindo sua função constitucional. Eis, portanto, a razão de um Tribunal Popular do Judiciário: discutir coletivamente a atuação e o papel do Judiciário Maranhense, recolher denúncias, exigir investigação das responsabilidades dessa instituição e oferecer os elementos levantados aos organismos nacionais e internacionais de controle. Como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Organização dos Estados Americanos (OEA), Organização das Nações Unidas (ONU), entre outras organizações multilaterais, a fim de que possam dar respostas a todos esses casos que envergonham o nosso povo.

Nenhum comentário: