domingo, 15 de novembro de 2009

I ENCONTRO DE ENTIDADES LUZIENSE


OCCIS-SL REALIZA I ENCONTRO DE ENTIDADES LUZIENSE

A OCCIS-SL - Organização de Cidadania e Combate às Injustiças Sociais de Santa Luzia, com o apoio da Paróquia Santa Luzia e, em especial, da Pastoral Fé e Política, promoveu o I Encontro de Entidades Luzienses, cujo tema foi “Participação e Controle Social” objetivando “Unir forças, promover momentos de estudos e fortalecer as entidades luzienses para a luta pela efetivação de direitos”. O evento aconteceu no dia 11/10/09, no auditório do Centro Pastoral Dom Helder Câmara nº 210, Praça da Matriz e contou com a participação de presidentes e/ou representantes de sindicatos, associações, conselhos, lideranças religiosas e ONGs, totalizando 60 entidades.
Às 8h30min o Presidente da OCCIS Geovane da Silva Lima fez a acolhida dos participantes e declarou a abertura do encontro. Pe. Eugenio Venzon, Reitor do Santuário Santa Luzia, falou da importância das entidades darem as mãos e fazer um trabalho em conjunto e encerrou suas palavras convidando a comunidade a participar do Tribunal Popular do Judiciário, dando continuidade José Silva, membro da OCCIS com muita propriedade do assunto falou sobre Participação e Controle Social.
Marcos Ronaldo, vice-presidente da OCCIS e redator do Informativo 9840, falou da importância de divulgar as ações positivas das entidades e todas as informações que, de fato, sejam de interesse social, fez comentário sobre o jornal Vias de Fatos que é uma parceria dos Fóruns e Redes de Cidadania, que tem o objetivo de levar as reais informações dos maranhenses a todo o Estado.
Depois de socializados os objetivos do encontro, o presidente da OCCIS, Geovane Lima, falou que a DEMOCRACIA estava dando lugar à ditadura e com isso o povo seria o principal alvo de perseguições e massacres e a única forma de garantir a concretização dos direitos que a Constituição Federal assegura, seria as entidades dos diversos segmentos sociais unirem forças para mobilizar o povo. Uma vez o povo mobilizado, deve-se somar forças com articulações estaduais, nacionais e internacionais para a luta pela efetivação de direitos e da verdadeira democracia. Com isso, Geovane Lima fez o convite para todas as entidades presentes para, a partir daquele momento, agirem de forma articulada pelos interesses sociais. Daí a palavra foi franqueada a todas as entidades para que pudessem comentar e declarar suas posições com relação ao convite.
A conclusão do I Encontro de Entidades Luzienses foi um sucesso, pois 95% de todas as entidades aceitaram o convite e logo marcaram uma data para um estudo em conjunto. Para selar o compromisso, o assunto definido já de forma coletiva para o estudo foi Orçamento Público como garantia de direitos.

Nenhum comentário: